ARTISTA DA SEMANA: LINO KRIZZ, O HITMAN DA BLACK MUSIC BRASILEIRA

O artista da semana no momento não está nas rádios mais populares e famosas do Brasil , mas quem gosta de Black Music e conhece, sabe a importância deste cantor, compositor e produtor musical que representa como ninguém, a Black Music Brasileira. 

Sobre quem falamos?

 LINO KRIZZ !!!

Um cantor, que antes de seguir carreira solo, participou de momentos importantes para a cultura Black do Brasil, trabalhando com:  Ed Motta, Sandra de Sá, Seu Jorge, Fernanda Porto, Rogério Flausino (J Quest), Curumim, Thaide, Nando Reis, Jorge Ben Jor, Zezé Mota, Paula Lima,Falcão (O Rappa), Toni Garrido, Living Colour, George Benson e Will I.Am (Black Eyed Peas).

Se ainda não "caíu a ficha", ele esteve presente na maioria das músicas, que a maioria de nós lembramos ao menos do refrão, como os singles que se tornaram Hits, fazendo a mídia e as rádios, engolirem, nota a nota, o Soul que corre em suas veias e cordas vocais.

Hits, que de alguma forma, estarão para sempre relacionados à reviravolta da Black Music, como as músicas: "Senhorita" com participação do Rapper Cabal, "Ela é Sexy" (Motirô) e na composição e produção de "Você vai estar na Minha", sucesso gravado por Negra Li.

Lino Krizz, é como dizemos: "da Turma do Bem", que quando está no palco, canta de forma tão sublime que você consegue sentir cada nota musical saindo dos seus poros!

Antes de seguir carreira solo, Lino Krizz integrou Os Metralhas - que conquistou disco de ouro pela gravadora Sony Music,  a banda Motirô e a Banda Black Rio.

Em 2000 e 2001 recebeu CD de platina junto com o IRA, pelo DVD acústico MTV. Em 2005, na banda Motirô, destacou-se nas paradas de sucesso ao lado do DJ Hum, com a canção Senhorita e ganhou o prêmio Multishow na categoria revelação, além de participações no Caldeirão do Hulk.


Em 2009, ele lançou seu 1º CD SOLO intitulado: "DIVISORS OF WATERS - DUB ONE", que me parece fazer jus à sua luta e paixão pelo Soul,  Hip Hop, Bossa Nova, Funk dos anos 70, Samba, Rock N’ Roll Clássico e Samba-Rock.

É notável  a sua referência Gospel na faixa  "Eu fui Subir", seu otimismo em "Relaxe Sangue Bom", e  sua reverência aos grandes nomes e percussores da música negra como: Jorge BenJor, Alaíde Costa, Originais do Samba e Trio Mocotó na canção " Quem sabe, sabe! ( Alô Terezinha)", que é quase impossível não sair dançando.  Pra quem gosta de um bom R&B, bem no estilo original, vai deleitar-se com a música que até parece gringa:  "My life is on U". 


Recentemente ele lançou o vídeo de "Tudo Azul", música cheia de elementos do Soul e Funk setentista, que contou com as participações de Mano Brown, Tony Bizarro e a performance dançante de Nelson Triunfo. 




Hoje, além de apresentar seu show solo, ele ainda é vocalista do Racionais MCs, e  da  banda Jam Suburbana que agita as noites paulistanas com o melhor do Soul e Funk 70'.

Vale a pena conferir o trabalho deste inovador, que mantém VIVA a nossa cultura.

Ouça as músicas:


Eu fui Subir 


Relaxe Sangue Bom

Quem sabe, sabe! ( Alô Terezinha)


My life is on U


Por, Angel ♥

CONVERSATION

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga