ESPECIAL MICHAEL JACKSON - A História que eu vi e ouvi!



No dia em que marca os três anos da perda do maior ícone da música, a Rolling Soul fará sua homenagem contando a história, a magia, a inovação que Michael Jacksonnos deu, e que dificilmente será superada neste século e milênio. Tudo o que existir na era pós-MJ, não terá a originalidade, autenticidade e inovação, por que ao que nos parece tudo o que vemos depois dele, não passa de uma versão do que Michael foi, é e sempre será: O MELHOR!

Michael Jackson: A História que eu vi e ouvi.

Por Angel

Eu não estava lá quando ele nasceu em 29 de Agosto de 1958 como Michael Joseph Jackson em Gary, Indiana, o sétimo de nove filhos, nem tão pouco quando ele subiu ao palco pela primeira vez em 1966. Eu também não estava lá, quando ele foi treinado severamente e apanhou para chegar à perfeição, que ele superaria como líder dos The Jackson 5 e anos mais tarde se tornando o Rei do Pop. 



Porém, quando eu nasci eu fui apresentada à ele que aos 11 anos teve seu primeiro single no topo das paradas com "I Want You Back". do álbum "Diana Ross Presents the Jackson 5" de 1969,  "ABC" de 1970 . Aprendi a cantar com ele em  seu primeiro disco solo  de 1972 -"Got to be There" e chorar por um rato, em "Ben".

Fiquei encantada por MJ, como espantalho em "The Wiz" de 1979, e queria ser sua namorada, enquanto ele cantava "Rock With You"  por que achava o máximo ele de terno e gravata borboleta, e com aquela roupa cheia de lantejoulas em "Don't Stop Till' you get enough", músicas de seu primeiro álbum como adulto  "Of The Wall" de 1979. Aquele que foi produzido por MJ e Quincy Jones, que ele ficou decepcionado por ganhar apenas um Grammy. (In Off Eu também ficaria!!) Afinal, como pode, um dos melhores álbuns de todos os tempos, ganhar só um prêmio!?

O tempo passou e mesmo que MJ não saiba, eu estava lá, quando ele lançou o álbum mais vendido de todos os tempos, "Thriller" e o vi dançar pela primeira vez o "MoonWalk", seu passo mais famoso,  enquanto ele cantava "Billie Jean" no aniversário de 25 anos da Motown, jogando seu chapéu preto, e lançando seu estilo, ultra copiado, com sua calça preta, camiseta branca, meias brancas, sapatos preto, blusa de paetês e sua luva brilhante!



Quase infartei, de tanto medo, com o laçamento do clipe de "Thriller" durante o Fantástico. E  confesso que ainda não o superei, por ele se transformar no lobisomem e no zumbi que perseguia a coitada da namorada no clipe mais inovador de todos tempos. 
E enquanto eu chorava, porque queria uma jaqueta igual a dele, vermelha com detalhes em preto,  ele se recuperava de um acidente durante as gravações para o comercial da Pepsi, e batia todos os recordes,  levando para casa 8 prêmios Grammy em 28 de Fevereiro de 1984!!!

E com a grandeza veio também um MJ cheio de responsabilidade e  consciência social, que  me deixou chocada com as imagens da miséria e fome na Etiópia, e que nos deu um ótimo exemplo do que é o amor ao próximo em "We Are the World", escrita por Jacko e Lionel Richie em 1985,  reunindo os maiores nomes da música no famoso álbum "USA for Africa" para saciar a fome de milhões de pessoas na África.


Michael, apesar de tudo, dentro de suas excentricidades e genialidade, sempre foi alvo fácil de uma mídia que queria explorar e inventar de tudo um pouco para vender, e sei lá se ele comprou os ossos do Tal homem Elefante e/ou dormia numa câmera de gás para manter a juventude, só sei que eu fiquei estarrecida quando ele apareceu lindo, e BRANCO em  31 de Agosto de 1987, com o lançamento de seu sétimo álbum solo intitulado "Bad", que teria 5 singles nº 1 e venderia mais de 22 milhões naquele ano.  

Mas como podia um negro, ficar branco? Ouvíamos de tudo, mas nenhuma explicação era dada ou plausível, até que ele lançou em novembro de 1991 "Dangerous", que trazia MJ cantando "Black or White" e um vídeo cheio de tecnologia que transformava todas as raças, em uma só, claramente polêmico, inovador e um tapa na cara da sociedade preconceituosa. Declarando 2 anos depois em rede nacional, para milhões de pessoas, que tinha vitiligo, um doença genética que despigmenta a pele. Puts! Todo mundo ficou com remorso, mas eles dariam um jeito de inventar mais e mais história sobre o Rei do Pop.



Naquele mesmo ano, 93, ele veio ao Brasil nos dar a oportunidade de ver e ouvir toda a sua magia ao vivo,  algo surreal, que só quem esteve em algum show do maior astro que a música já teve, sabe o que foi estar ali, diante de toda a sua grandeza em 15  e 17 de outubro de 1993 no Estádio do Morumbi! (Eu Fui!!!!)





Então, o tempo passou, e eu vi um homem, que era inspirado por Peter Pan, sobreviver à incompreensão da mídia sensacionalista, que usurpou da sua imagem de todas as formas possíveis e inimagináveis, à ganância e acusações, revidar à altura do que a mídia merecia em "Scream" de seu álbum History, e quase desistir depois de "Invencible". Eu vi  Mj refugiar-se, ter casamentos fracassados, e tornar-se um grande pai de três filhos:  Prince Michael,  Paris e Blanket. 



E quando tudo parecia o fim, ele ressurgiu das cinzas anunciando sua última turnê de 50 shows, que traria de volta tudo aquilo que durante 4 décadas ele foi capaz de nos dar: a magia, a originalidade, o amor e a música! E com apenas uma injeção, por incompetência médica, no dia 25 de Junho de 2009, eu vi uma mídia arrependida, noticiar que tudo isso se foi, que o Rei do Pop, o nosso Michael Jackson, havia falecido. O mundo parou, lamentou e chorou com sua filha pela perda do pai, com os fãs pela perda do ídolo e  ícone que foi, é, e sempre será, o grande mito e uma lenda imortal. 

Hoje, há exatamente, três anos,  da perda do maior artista que esse planeta, indiscutivelmente já teve, celebremos a sua vida, o seu legado como artista, filantropo e ser humano que transcende à tudo o que ele possa representar na história da música, na vida daqueles que seguiram seus passos, e que foram embalados por suas canções por mais de 40 anos! 

E por tudo isso que eu vi e ouvi, sobre um homem que não queria crescer, e que nos deu muito mais do que poderíamos ser capazes de retribuir, que eu agradeço à você, Michael Jackson! Nós sentimos sua falta! Descanse em Paz!

♥ Angel






CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga