Música, Cinema e muita Polêmica: Filha de Nina Simone fala sobre o filme biográfico da cantora

Simone e sua mãe, Nina Simone.

As controvérsias em torno do filme biográfico da cantora e ativista Nina Simone atingiu seu ponto máximo na semana passada. O furor foi provocado pelo anúncio, em 15 de Agosto, de que a cantora Mary J.Blige, inicialmente selecionada para interpretar a Nina nos cinemas, havia abandonado o papel por problemas de financiamento e havia sido substituída por Zoe Saldana. Reações a mudança foram de confusas a completamente indignadas, muitos consideram Saldana (uma americana de herança Dominicana e Porto Riquenha, com pele clara e características latina)  uma infeliz escolha para viver a Afro Americana Nina Simone nos cinemas. Alguns observadores argumentam que o fato de Saldana ter sido selecionada para o papel, foi apenas mais um exemplo do desrespeito dos cineastas para com ícones de pele negra. Não é a primeira vez que atores de pele mais clara são chamados para interpretar personalidades negras. Algo parecido aconteceu quando a atriz mestiça Jaqueline Fleming,  foi escalada para o papel da escrava que se tornou abolicionista Harriet Tubman, em um recente filme fictício sobre o presidente Americano Abraham Lincoln.
Zoe Saldana                                                                                       Nina Simone. 
A polêmica ganhou ainda mais força quando a filha de Nina, uma atriz/cantora batizada Lisa Celeste Stroud, mas agora conhecida apenas como Simone, emitiu um comunicado revelando que se quer foi convidada a participar do projeto e que o filme não era autorizado. Ela também afirmou que o foco do filme gira em torno de um romance de Nina com seu empresário e enfermeiro Clifton Henderson, romance esse que nunca existiu. Henderson era gay e nunca teve uma relação não profissional com a cantora. Por fim Simone disse que tem fé que a "verdadeira" história de sua mãe venha a ser contada.


               Lisa Celeste Stroud/Simone em ação.
Por tudo que ela sofreu em vida e por todas as vidas que ela tocou, ela merece ser lembrada por quem ela realmente era, não por uma história de amor feita a partir de um ex-enfermeiro/empresário (já falecido), que vendeu os direitos de sua vida por causa de sua relação com a Nina Simone, escreveu ela.


Agora, em entrevista à revista Ebony, Simone oferece mais de seus sentimentos sobre o filme, incluindo a sua opinião sobre Saldana interpretar sua mãe e da conversa que teve com a roteirista do filme, a diretora Cynthia Mort.

Apesar do elogios de Simone para Saldana, ela também admitiu que existem outras atrizes que podem retratar melhor a sua mãe. 

Belíssima foto da Nina Simone e sua filha Simone.
Eu amo o trabalho de Zoe Saldana. Eu vi alguns de seus filmes mais de uma vez e realmente aprecio o que ela traz para a tela. Como atriz eu a respeito, mas também sei que existem muitas atrizes, conhecidos ou não, que seriam ótimas interpretando minha mãe ", disse ela, antes de nomear Viola Davis e Kimberly Elise - a quem Simone disse que ela "tinha no coração há tempo muito". Ela fez referência ao fato de que ambas as atrizes são hábeis em seus ofícios e têm uma semelhança física maior que a Zoe Saldana, devido a seus "belos lábios carnudos e narizes largos."
Ela detalha como a família se ofereceu para se envolver no projeto, mas foi "ignorada" em sua conversa por telefone com Mort há mais de um ano - a única conversa que elas tiveram - sobre a importância de contar a verdadeira história de sua mãe.
Sua vida é cheia coisas suficientemente maravilhosas e trágicas para fazer para fazer um grande filme. Você não tem que enfeitar história dela", disse ela. "Eu realmente tentei convencê-la quão vital era fazer um projeto embasado na verdade. Por quê precisamos enfeitar, para construir um conto exagerado? Isso é o que Cynthia Mort tem feito. Na minha opinião, ela entrou pela porta dos fundos. Eu estava dizendo, entre pela porta da frente, vamos tomar uma xícara de chá, vamos conversar sobre isso. Vamos trabalhar juntas... Quando Cynthia e eu terminamos a ligação, nós concordamos em falar de novo no dia seguinte. Eu me senti como se tivéssemos alcançado o ponto certo para mantermos uma comunicação. Mas quando liguei para a chamada de conferência no dia seguinte, eu era a única na linha.

Para ler a entrevista completa, visitem o site Ebony.com.

PARA LER ESCUTANDO:
"NINA SIMONE SINGS THE BLUES" (album de 1967)






CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga