Back to Black: J Dilla Changed My Life!



Para aqueles que não sabem fevereiro é o Dilla month (mês Dilla) é uma celebração para música e vida do grande J Dilla e você também vai dizer "J Dilla Changed My Life."

Nascido no dia 7 de fevereiro de 1973, James DeWitt Yancey é conhecido no mundo da musica como Jay Dee ou J Dilla. Cresceu no bairro Conant Gardens em Detroit e começou a fazer suas músicas com apenas 11 anos de idade.Com uma incomparável paixão pela música e crescendo em um berço musical onde sua mãe Maureen Yancey era cantora ,seu pai Beverly Yancey um baixista e vocalista, seu avô William Yancey James, um pianista na indústria do cinema mudo, e um tio, Yancey Clemmer, um notável escritor, arranjador e cantor no circuito de Detroit não é de se estranhar que a vida de Yancey não era nada mais do que música. 

O primeiro instrumento formal foi piano e violoncelo, onde aprendeu a ler música antes de assumir bateria, flauta e violão. J Dilla era humilde e generoso, conhecido por alugar uma limusine durante as férias e levar seus amigos para fazerem compras de Natal para suas famílias.

Ele era um homem honesto, tornando-o uma anomalia em uma indústria de música, onde a honestidade é ordinariamente na oferta escassa. Foi essa sinceridade musical que atraiu fãs de todo o mundo e fez dele uma lenda. A doença do Jay Dee veio à tona quando ele voltou de uma turnê européia em 2002, devido à uma forte gripe que após exames descobriu-se que ele tinha a doença auto-imune lúpus.

No final do verão de 2005, Dilla estava internado em Cedars-Sinai Hospital, em Los Angeles, onde Eazy-E e Notorious BIG tinha morrido. Mas mesmo assim Dilla não deixou de produzir. Ele teve seu estúdio transferido para seu quarto, determinado a terminar o seu último álbum, apesar da dor e desconforto. Sua mãe massageava suas mãos quando ficavam inchados e doloridos. Passou os seus últimos meses fazendo o que mais amava: criando música. Ele lançou o álbum "Donuts" em seu aniversário de 32 anos, 7 de Fevereiro de 2006. Ele morreu três dias depois, deixando duas filhas, Ja'Mya e Paige.

Relembre a música e legados desse artista que deixou saudade! Assista os videos e performances do J Dilla e também a ultima vez em que ele pisou no palco.



Visite o site de sua fundação e seu site oficial.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga