EM MEMÓRIA: 12 Anos Sem Aaliyah





25 de Agosto de 2013, data muito triste aos fãs da Black Music, e em especial da cantora Aaliyah. Pois hoje completa-se 12 anos que perdíamos a promissora cantora que na época tinha apenas 22 anos de idade.
Aaliyah Dana Haughton, mais conhecida como Aaliyah, ou ‘Baby Girl’ (por ter sido a queridinha de todos em sua época) nasceu no Brooklyn (EUA), em 16 de Janeiro de 1979, participou de programas de Tv durante a infância, assinou seu primeiro contrato aos 12 anos de idade e teve seu talento reconhecido ao lançar seu primeiro álbum em 1994, aos 15 anos de idade.








Ainda na sua infância/adolescência o nome de Aaliyah esteve envolvido em polêmicas como, por exemplo, o suposto casamento dela com o seu mentor, o cantor de R&B, R.Kelly. A revista Vibe chegou a divulgar um documento que certificava o casamento entre a cantora de 15 anos e o cantor de 27 anos na época. No documento a idade de Liyah foi alterada, porém, ao ser descoberto o casamento foi anulado pelos pais da cantora. Outra polêmica era o conteúdo adulto cantado pela garota em seu 1º álbum, "Age Ain't Nothing But A Number" (1994), que foi composto e produzido pelo próprio R.Kelly.



Aaliyah foi apresentada e queria por grandes nomes da música, como já o citado R.Kelly, e os grandes responsáveis pelo seu estouro mundial que lhe tornou um ícone dos anos 90/2000, Timabland e Missy Elliott. Juntos esse trio quebrou recordes e colecionou hits. Em sua curta carreira Aaliyah lançou 3 albuns, “Age Ain’t Nothing but A Number” (1994, pela Jive Records), “One In A Million”(1996, pela Atlantic Records),  e “Aaliyah” (2001, pela Virgin Records). Esses três trabalhos foram suficientes para eternizá-la.
Além dos 3 álbuns ainda foram lançadas 2 compilações póstumas, "I Cara 4 U" (2002, pela Universal Music) e "Ultimate Aaliyah" (2005, pela Blackgroung). E ao todo foram 26 singles lançados. 

Muito tem se falado em um filme biográfico produzido por Hollywood e um álbum póstumo que teria 16 faixas inéditas, mas até então são só rumores, pois é preciso que a família da cantora libere tais lançamentos, e até hoje eles tem demonstrado que não estão preparados para mexer no legado de Aaliyah.

Infelizmente a “Rainha do Pop Urbano” (como também era conhecida) faleceu em 2001, quando voltava das Bahamas, onde foi gravar o belíssimo e último videoclipe e sua carreira, o clipe de "Rock The Boat". Durante a viagem de volta para casa o jatinho que Liyah estava caiu no oceano. Investigações indicam que o piloto estava sob efeito de drogas. Nesse período Aaliyah estava fazendo campanha para seu terceiro álbum, o “Aaliyah” (2001). O sucesso desse álbum foi tão grande que entrou para a história como o álbum feminino com mais tempo na Billboard 200 (entre 2004 e 2009), com 188 semanas, ou mais de três anos consecutivos.

Aaliyah também apareceu em alguns filmes de sucesso como "Romeu Tem Que Morrer" (2000) e "A Rainha Dos Condenados" (2002), que acabou sendo lançado após sua morte.

Agora aperte o Play e mate a saudade da Baby Girl escutando um Top 10 da cantora selecionado pela Rolling Soul:
           
Hoje completa-se os 12 anos de falecimento da cantora e irá ao ar a festa de entrega do VMA 2013, será que podemos aguardar uma homenagem à Aaliyah na premiação de hoje??? Vamos aguardar e conferir.

#R_I_PAaliyah

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga